05/09/23
Conforme descrito no dicionário da nossa língua portuguesa, o verbo equalizar trata-se da ação de tornarmos algo uniforme, semelhante ou igual.
Para o tratamento de efluentes não é diferente, e o equipamento responsável por essa ação é o equalizador, o qual possui a função de homogeneizar o efluente, garantindo maior estabilidade do sistema.
A equalização é uma técnica utilizada para otimização da eficiência dos tratamentos tanto secundários como terciários, além de promover redução do consumo de produtos químicos. Essas melhorias são possíveis em virtude da atenuação de possíveis variações dos parâmetros de qualidade do efluente tais como, pH, vazão e carga orgânica.
Estabilização do pH: Com o pH mais estável, facilita-se a neutralização, reduzindo o consumo de produtos químicos e evitando possível toxicidade para sistemas biológicos;
Equalização da vazão: Evita que haja picos de vazão, que podem causar transbordos, arrastes de sólidos e quedas de eficiência dos sistemas subsequentes.
Homogeneização da carga orgânica: Com carga orgânica mais homogênea durante o processo, facilita a regulagem da dosagem de produtos químicos, possibilitando redução de custo operacional, vazão constante e estabilização dos sistemas posteriores.
Rua General Osório, 1148 - Sala 109 - Centro, Passo Fundo - RS Cep 99010-140